Palestra: Movimento Bilíngue em Minas Gerais - Profa. Ms. Clarissa Fernandes das Dores
Público-alvo: estudantes da graduação, especialmente interessados na área de estudos das Línguas de Sinais e Educação Bilíngue para Surdos
Local: Auditório 2003 da FALE
Data: 23/09/2019
Vagas disponíveis: 50

Resumo: Este trabalho faz inicialmente uma retrospectiva histórica do Movimento Bilíngue Nacional e suas ramificações nos estados brasileiros. Posteriormente, apresenta a trajetória do Movimento Bilíngue em Minas Gerais, seus desafios e perspectivas.  Além disso, abordar as questões relacionadas as práticas educacionais voltadas aos líderes surdos envolvidos na política educacional apontando caminhos para dizer do seu papel na construção do sujeito surdo no âmbito escolar.

Minicurrículo da palestrante: Graduada em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Mestre em Educação pelo Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2017). Professora de Libras do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG, campus Ouro Preto. Assistente de Políticas e Ações Inclusivas e Coordenadora do Napnee - Núcleo De Apoio As Pessoas Com Necessidades Educacionais Especiais - IFMG campus Ouro Preto. Tutora do curso de Letras/Libras da UFSC, no polo do IFMG em Ribeirão das Neves. Militante da comunidade surda e representante do movimento da Educação Bilíngue de Surdos.

Outras informações: A palestrada será dada em Libras com interpretação para o português.